Número de idas ao banheiro

Quantas vezes é normal ir ao banheiro para urinar?

É normal ir ao banheiro muitas vezes por dia? Quando pode ser um sinal de algum problema de saúde? Conversamos com o urologista, Prof. Dr. Fernando Almeida, para buscar respostas para estas perguntas e entender quando urinar constantemente passa a ser um alerta.

Como a urina é produzida

A produção de urina está diretamente relacionada com o volume de líquido ingerido durante o dia, com a temperatura e com a umidade do ar.

Em um clima quente e seco ocorre maior transpiração pela pele e perda de líquidos durante a respiração. O oposto ocorre em um clima frio e úmido. Se a mesma pessoa ingerir a mesma quantidade de líquido nas duas situações citadas, ela irá produzir maior quantidade de urina no clima frio e úmido. Como a bexiga tem a mesma capacidade de armazenamento nas duas situações, a pessoa irá mais vezes ao banheiro no inverno.

Muitas idas ao banheiro

De acordo com Dr. Fernando, duas situações podem levar uma pessoa a ir muito ao banheiro urinar. A primeira devido a uma grande produção de urina e a segunda devido a uma bexiga de pequena capacidade.

Para entendermos isso precisamos saber que uma pessoa normal urina algo em torno de 250-300 ml cada vez que vai ao banheiro, e que a bexiga tem capacidade máxima de aproximadamente 400ml. “De maneira geral, com um consumo razoável de líquidos, urinamos 1500 a 2000 ml por dia (a cada 24h). Assim, considera-se que uma pessoa com bexiga de capacidade normal e ingestão hídrica adequada vá ao banheiro urinar 8 vezes por dia”, esclarece Dr. Fernando.

Mais importante do que a frequência é o volume urinado. Se a cada vez que a pessoa vai ao banheiro ela elimina volumes adequados provavelmente não há problema de armazenamento da bexiga.

Quando buscar um médico

Pessoas que apresentam diminuição da capacidade vesical (por exemplo, bexiga hiperativa) apresentam piora dos sintomas, tendo que ir mais vezes ao banheiro. “Pessoas com esse problema tendem a ingerir menor quantidade de líquidos para diminuir a ida ao banheiro”, ressalta Dr. Fernando.

Se você vai ao banheiro mais do que 8 vezes por dia e urina pequenos volumes cada vez que tem necessidade de urinar, procure um Urologista para conversar e realizar uma avaliação.

Encontre um Urologista na sua região preenchendo o nosso formulário para entrarmos em contato com você: http://retomaocontrole.com/sinta-se-seguro. Acompanhe também as publicações aqui no nosso blog, na nossa página do Facebook e no canal do YouTube.

Apoio:
Prof. Dr. Fernando Almeida – Urologista

*As opiniões expressadas pelos médicos, pesquisadores e especialistas não representam, necessariamente, as opiniões do Retoma o Controle e da Medtronic. Trate com o seu médico a sua informação para diagnóstico e tratamento. Apenas o seu médico pode determinar qual terapia é ideal para você.

Retomaocontrole.com não presta serviços médicos ou de assessoria. A informação compartilhada nesta página não deve ser considerada como conselho médico. Fale com seu médico sobre a informação de diagnóstico e de tratamento. Somente seu médico poderá determinar se esta terapia é indicada para você. Os médicos que contribuem com esta página o fazem com sua própia capacidade. As opiniões expressadas são somente deles, e não representam as posturas de Retomaocontrole.com ou Medtronic necessariamente.

Ligue gratuitamente: (11) 2182-9214
Ligue Gratuitamente
(11) 2182-9214