Qual o médico consultar?

Qual médico devo consultar?

A incontinência urinária é um problema comum e muitas vezes embaraçoso. Porém, é importante que não se tenha vergonha em falar sobre o assunto com um médico, uma vez que uma avaliação bem feita pode determinar o melhor caminho para o tratamento.

O primeiro médico que você deve consultar é o seu clínico geral, que poderá tratá-lo caso a sua incontinência seja devido a uma infecção ou medicamento. Contudo, dependendo da causa dos problemas da bexiga ou para ouvir uma segunda opinião, seu médico pode encaminhá-lo a um especialista treinado para tratar a incontinência urinária.

Que tipo de especialista devo procurar?
  • • Urologistas: são cirurgiões que se especializam em problemas do trato urinário masculino e feminino e no sistema reprodutor masculino.
  • • Ginecologistas: se especializam no sistema reprodutivo da mulher.
  • • Uroginecologistas: são urologistas ou ginecologistas que se especializam no tratamento de mulheres que experimentam distúrbios do assoalho pélvico, como o prolapso uterino ou a incontinência urinária.
  • • Gastroenterologistas: são treinados para tratar doenças do aparelho digestivo, incluindo aqueles que resultam em incontinência intestinal.
  • • Geriatras: se especializam no tratamento de adultos idosos, que apresentam maior risco de problemas na bexiga e intestino.
  • • Fisioterapeutas: podem ajudar com exercícios de fortalecimento pélvico, que podem ajudar a restaurar o controle da bexiga em indivíduos que sofrem de incontinência urinária.

Dependendo da gravidade da sua incontinência, talvez seja necessário ver mais de um médico ou especialista. É importante que você encontre um médico experiente e em quem você possa confiar e construir um relacionamento, para ter uma discussão aberta e honesta e obter o tratamento mais efetivo.

Recursos Digitais para ajudar na consulta

Desenvolvemos alguns documentos que você pode preencher e usar durante as suas consultas com os diferentes especialistas para te ajudar a entender melhor as opções de tratamentos disponíveis.

Com o Guia de Discussão você tem acesso a perguntas sobre o desenvolvimento de sua incontinência, dicas para as primeiras conversas com seu médico e conselhos. Baixe o arquivo aqui.

Com o Diário de Sintomas Urinários você pode marcar o nível de sua incontinência e como ela afeta suas atividades, dessa forma seu médico pode usar essas informações para encontrar o melhor caminho para o seu caso. Baixe o arquivo para preencher aqui.

Acompanhe também as publicações aqui no nosso blog, na nossa página do Facebook e no canal do YouTube. Juntos vamos recuperar nossas vidas!

Fontes:
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-urologia/Paginas/incontinencia-urinaria-feminina.aspx
https://www.nationalincontinence.com/s/tips-talking-to-your-doctor

Retomaocontrole.com não presta serviços médicos ou de assessoria. A informação compartilhada nesta página não deve ser considerada como conselho médico. Fale com seu médico sobre a informação de diagnóstico e de tratamento. Somente seu médico poderá determinar se esta terapia é indicada para você. Os médicos que contribuem com esta página o fazem com sua própia capacidade. As opiniões expressadas são somente deles, e não representam as posturas de Retomaocontrole.com ou Medtronic necessariamente.

Ligue gratuitamente: (11) 2182-9214
Ligue Gratuitamente
(11) 2182-9214