Ligue gratuitamente: (11) 2182-9214
Ligue Gratuitamente
(11) 2182-9214
×
1. O que é? 2. Sintomas 3. Autoavaliação 4. Diário de evacuações 5. A incontinência não é normal 6. Entendendo o organismo 7. Funcionamento do intestino 8. Quando visitar o médico 9. Que opções eu tenho? 10. Perguntas frequentes 11. Dicas e conselhos

funcionamento do intestino

O intestino, reto e ânus são um grupo de órgãos, tubos, músculos e nervos que trabalham juntos para processar a comida, absorver seus nutrientes e fluídos e expelir dejetos.

O intestino é feito por duas partes: o grosso (cólon) e o delgado. Eles trabalham com o reto, ânus e os nervos. O fluxo da comida entre um sistema e outro requer uma coordenação que permite o alimento ficar por tempo suficiente para que os sistemas façam seu trabalho (absorver nutrientes e fluídos). Este processo dura entre 24 e 72 horas.

COMO FUNCIONA
O RETO E ESFÍNCTER ANAL

image

 

image

O alimento descende pelo esôfago até o estômago

image

As contrações musculares movem o alimento através das diferentes sessões do intestino. Estas estão separadas por grupos de músculos e esfíncteres, que atuam como válvulas. Os intestinos são tubos largos e contínuos que correm desde o estômago até o ânus. Durante a digestão, a comida passa desde o estômago até o intestino delgado. Este último mede por volta de 6 metros e tem 2 centímetros de diâmetro. É encarregado de absorver nutrientes e alguns líquidos das comidas.

image

O intestino grosso ou o cólon, começa onde o intestino delgado termina e se conecta com o reto. Mede por volta de 2 metros e tem um diâmetro de 6 centímetros e se encarrega de absorver a água da massa que viaja desde o intestino delgado, para convertê-la em resíduos e depois levá-los ao reto.

image

O reto e o ânus são a última parte do sistema. Este canal mede por volta de 3 a 4 centímetros, as vezes é um pouco mais largo em homens. Os esfíncteres interno e externo formam dois anéis concêntricos que correm ao longo do canal anal. Os resíduos que vêm desde o colón fazem com que o reto se estreite e dispare um sinal para o cérebro de que está cheio e necessita ser evacuado. Quando os músculos do assoalho pélvico estão tonificados adequadamente, se encarregam de que o ânus permaneça fechado até que seja a hora de ir ao banheiro. Os dejetos saem do corpo através do ânus.

image

Os sinais deste sistema para o cérebro são enviados através de impulsos elétricos transmitidos através dos ervos. Quando o reto esté cheio e a pressão interna aumentam, os nervos sentem a pressão e enviam o sinal ao cérebro de que é necessário evacuá-lo. Nesse momento, o cérebro ordena controlar a atividade e o solo pélvico até que esteje em um lugar indicado para desalojar os dejetos. Em um funcionamento normal, os esfíncteres permanecem fechados até que o cérebro dê a ordem de abrí-los, assim também se evita que ocorram vazamentos ou acidentes inesperados.

image

Os sinais deste sistema para o cérebro são enviados através de impulsos elétricos transmitidos através dos nervos. Quando o reto esté cheio e a pressão interna aumenta, os nervos sentem a pressão e enviam o sinal ao cérebro de que é necessário evacuá-lo. Nesse momento, o cérebro ordena controlar a atividade e o assoalho pélvico até que você esteja em um lugar indicado para evacuar os dejetos. Em um funcionamento normal, os esfíncteres permanecem fechados até que o cérebro dê a ordem de abrí-los, assim também se evita que ocorram vazamentos ou acidentes inesperados.

quando visitar o médico?

ir para a sessão seguinte

image

Retomaocontrole.com não presta serviços médicos ou de assessoria. A informação compartilhada nesta página não deve ser considerada como conselho médico. Fale com seu médico sobre a informação de diagnóstico e de tratamento. Somente seu médico poderá determinar se esta terapia é indicada para você. Os médicos que contribuem com esta página o fazem com sua própia capacidade. As opiniões expressadas são somente deles, e não representam as posturas de Retomaocontrole.com ou Medtronic necessariamente.