Neuromodulação Sacral

Neuromodulação Sacral para Incontinência

Poucas condições afetam tanto a qualidade de vida como a incontinência fecal ou urinária, que podem ocorrer em separado, mas também conjuntamente em alguns casos e em ambos os sexos. Basicamente, a incontinência é a perda involuntária de controle da bexiga e dos intestinos.

Dependendo do grau de gravidade dos sintomas, existem várias opções de tratamento, desde mudanças simples na dieta e no estilo de vida, uso de medicamentos ou injecções, até opções mais complexas, tais como cirurgias invasivas. Dentro do grupo de terapias minimamente invasivas e avançadas está a neuromodulação sacral (SNM, por sua sigla em Inglês).

Essa terapia consta, basicamente, do implante cirúrgico de um pequeno dispositivo para modular os nervos sacrais com impulsos elétricos suaves. Uma das vantagens mais importantes da SNM é que você pode realizar um teste para determinar se ela será eficaz no seu caso, e somente se esse teste é positivo o implante fixo é colocado. Além disso, você controla o dispositivo, que pode ser desligado, é reversível, e pode ser removido com uma outra cirurgia simples.

A SNM permite que o seu sistema nervoso recupere o mecanismos de controle que comanda a micção e a evacuação. A eficácia é superior a 50% em casos de incontinência urinária e 75% em incontinência fecal, e alguns especialistas acreditam que deve ser considerada a primeira escolha para tratar a fecal.

Pacientes incontinentes têm dificuldade em realizar atividades diárias simples: trabalhar, fazer compras, viajar de carro ou ir ao cinema, por medo de acontecerem episódios embaraçosos de incontinência longe de um banheiro. Eles também têm um risco duas a três vezes mais de ter o sono interrompido, comer em excesso e sofrer de baixa autoestima e depressão.

A incontinência é muitas vezes silenciada: aqueles que sofrem pouco buscam ajuda; em média, apenas 1 em cada 12 pessoas buscam aconselhamento médico necessário por conta do desconforto e do constrangimento que causa. As mulheres levam uma média de 6,5 anos e os homens de 4,2 anos para realizar uma consulta com o médico.

Se você tem alguns dos sintomas mencionados acima ou já foi diagnositicado com incontinência e faz o uso de outras formas de tratamento, converse com o seu médico para saber se a SMN é uma opção para o seu caso em específico. Sua qualidade de vida pode sim ser ainda melhor.

Retomaocontrole.com não presta serviços médicos ou de assessoria. A informação compartilhada nesta página não deve ser considerada como conselho médico. Fale com seu médico sobre a informação de diagnóstico e de tratamento. Somente seu médico poderá determinar se esta terapia é indicada para você. Os médicos que contribuem com esta página o fazem com sua própia capacidade. As opiniões expressadas são somente deles, e não representam as posturas de Retomaocontrole.com ou Medtronic necessariamente.

Ligue gratuitamente: (11) 2182-9214
Ligue Gratuitamente
(11) 2182-9214