Mudanças na alimentação

Mudanças na alimentação

A obesidade é uma das causas dos problemas de incontinência, uma vez que pode enfraquecer os músculos do assoalho pélvico. Por isso, a sua dieta pode afetar a função da bexiga e do intestino.

Reduzir a quantidade de líquidos ingeridos não é a solução, pois eles são necessários para o nosso organismo e contribuem para o seu correto funcionamento. Além disso, uma dieta rica em fibras, recomendada para esses casos, significa que você precisa beber bastante líquido, pois a fibra precisa de água para aumentar os movimentos intestinais.

Dicas para a ingestão de líquidos:
  • Beba de 1,5 a 2 litros de líquido por dia, espalhados durante o dia, e evite a ingestão excessiva. É recomendável beber de manhã e deixar de beber duas horas antes de ir para a cama (a menos que o seu médico tenha outra recomendação);
  • Beba mais líquidos (de preferência água) se o clima estiver quente ou se estiver se exercitando;
  • Reduza o álcool, bebidas efervescentes, cítricas e com cafeína, uma vez que irritam a bexiga. Substitua por água e chás de frutas ou chás de ervas.

Dicas de alimentação:
  • Alimentos muito salgados e picantes podem causar a hiperatividade da bexiga;
  • Coma muita fibra, o que melhora a função intestinal absorvendo água e adicionando volume aos seus movimentos intestinais. A fibra é encontrada em alimentos como pães de grãos múltiplos ou integrais, cereais e produtos de cereais, frutas, vegetais, legumes, nozes e sementes. Coma 2 porções de frutas, 5 porções de vegetais e 5 porções de cereais e pães por dia;
  • Controle a ingestão de alimentos diuréticos, que influenciam na produção de urina. Alguns exemplos são: melão, melancia, aspargos, endívia, uva, nêspera, pêssego, alcachofra, aipo, berinjela, couve-flor, cebola, bebidas alcoólicas.
  • Coma alimentos pouco gordurosos e pouco calóricos para evitar a obesidade;
  • Controle o excesso de açúcar e os alimentos doces, pois podem aumentar o nível de açúcar no sangue e favorecer a necessidade de micção.

Mantenha uma alimentação balanceada e variada, que irá ajudá-lo a obter energia, proteínas, vitaminas, minerais e fibras que você precisa para ter uma boa saúde. E não deixe de fazer nenhuma refeição durante o dia. E para complementar a sua dieta e melhorar ainda mais o seu dia a dia, não deixe de praticar exercícios de fortalecimento da região pélvica.

Fontes: https://www.continence.org.au/pages/prevention.html
http://cuidadossaude.com/2010/04/como-parar-incontinencia-urinaria/#ixzz4hoDpf41W
https://www.ausonia.pt/pt-pt/informa-te/perdas-de-urina/habitos-contra-a-incontinencia-urinaria

Retomaocontrole.com não presta serviços médicos ou de assessoria. A informação compartilhada nesta página não deve ser considerada como conselho médico. Fale com seu médico sobre a informação de diagnóstico e de tratamento. Somente seu médico poderá determinar se esta terapia é indicada para você. Os médicos que contribuem com esta página o fazem com sua própia capacidade. As opiniões expressadas são somente deles, e não representam as posturas de Retomaocontrole.com ou Medtronic necessariamente.

Ligue gratuitamente: (11) 2182-9214
Ligue Gratuitamente
(11) 2182-9214