Exercícios de Kegel

Exercícios de Kegel

Os exercícios de Kegel foram criados pelo ginecologista Arnold Kegel, na década de 1940, com o objetivo de fortalecer os músculos que formam o assoalho pélvico: útero, bexiga, reto e intestino grosso.

Hoje em dia uma série de exercícios físicos é utilizada no tratamento de diversas condições, inclusive para a incontinência. O fortalecimento do assoalho pélvico é muito importante, e pode ser feito através da contração e relaxamento repetitivo destes músculos.

Tanto mulheres quanto homens podem se beneficiar dos exercícios, especialmente se:
  • Têm vazamento de urina ao espirrar, rir ou tossir (incontinência de estresse);
  • Têm um desejo forte e repentino de urinar, antes de perder uma grande quantidade de urina (incontinência urinária);
  • Têm escapes de fezes (incontinência fecal).

Consulte um médico antes de incluir esses movimentos na sua rotina diária. Você pode fazê-los discretamente, em qualquer momento, seja sentado a mesa ou relaxando no sofá.

Para fazer os exercícios, siga estas etapas:
  • Esvazie a bexiga, para evitar dores e infecções;
  • Identifique os músculos do seu assoalho pélvico. Quando você vai urinar, tente parar a urina enquanto está saindo para identificá-los;
  • Contraia os músculos e mantenha a contração por cinco segundos, depois relaxe por cinco segundos. Se isso for muito difícil, comece segurando por dois segundos e relaxando por três segundos;
  • Trabalhe até conseguir segurar as contrações por 10 segundos;
  • Faça pelo menos três conjuntos de 10 repetições por dia.

Tanto mulheres quanto homens podem se beneficiar dos exercícios. Assim como qualquer outra rotina de exercícios, o quão bem eles funcionam para você dependem se você os executa regularmente e corretamente. Lembre-se de conversar com o seu médico para aprender sobre cada um deles, e quais os movimentos mais adequados para o seu caso. Os exercícios de Kegel podem ser mais bem-sucedidos quando são ministrados por um fisioterapeuta e reforçados com a bioretroalimentação.

Fontes: http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/womens-health/in-depth/kegel-exercises/art-20045283

Retomaocontrole.com não presta serviços médicos ou de assessoria. A informação compartilhada nesta página não deve ser considerada como conselho médico. Fale com seu médico sobre a informação de diagnóstico e de tratamento. Somente seu médico poderá determinar se esta terapia é indicada para você. Os médicos que contribuem com esta página o fazem com sua própia capacidade. As opiniões expressadas são somente deles, e não representam as posturas de Retomaocontrole.com ou Medtronic necessariamente.

Ligue gratuitamente: (11) 2182-9214
Ligue Gratuitamente
(11) 2182-9214