Exercícios de hábitos para o controle e prevenção da incontinência urinária

A incontinência pode causar mudanças drásticas no nosso estilo de vida. No entanto, não é necessário parar de fazer as coisas que amamos. Podemos trabalhar o nosso corpo e recuperar o controle por meio de treinamento para controlar nossos ciclos urinários por meio da terapia comportamental.

Esses exercícios terapêuticos são úteis para controlar os casos de incontinência urinária de esforço e bexiga hiperativa, para que possam ser praticados juntamente com as recomendações e tratamentos indicados pelo médico especialista. Como qualquer outro exercício, perseverança e rotina são nossos aliados em sua eficácia. Vamos começar:

Limite a cafeína:

Embora muitos não possam começar o dia sem o café da manhã, a cafeína contribui muito para a incontinência urinária. Isso ocorre porque a cafeína estimula os rins a produzir urina de maneira acelerada. Isso faz com que a bexiga fique hiperativa, tenha espasmos e estimule a condição de uma incontinência urinária por bexiga hiperativa.

Estudos mostram que limitar a ingestão de cafeína a menos de 240 mililitros por dia permite diminuir a estimulação dos rins e da bexiga. Podemos continuar saboreando nosso café da manhã com uma mistura descafeinada. Ou podemos procurar um substituto que contenha menos cafeína.

Restrinja a quantidade de líquidos:

Beber muito líquido é uma das razões pelas quais superestimulamos nossa bexiga e aumentamos os níveis de estresse que causam incontinência. Essa superestimulação faz com que a frequência de idas ao banheiro assim como a sensação de urgência em urinar aumentem, sendo necessário até mesmo interromper o sono para esvaziar a bexiga.

Para um maior controle dos fluidos corporais, recomenda-se não beber mais de um litro e meio de líquidos ao longo do dia. O que equivale a cerca de seis a oito copos de água, sucos, refrigerantes ou bebidas aromatizadas por dia. O corpo pode se manter hidratado e podemos continuar consumindo nossas bebidas favoritas com um pouco mais de moderação nas quantidades.

Treine a bexiga:

Às vezes, deixamos que o nosso corpo assuma o controle sobre nós, fazendo com que desenvolvamos comportamentos de incontinência, como nos acostumando a urinar com mais frequência ou reduzindo a resistência urinária. É por isso que é necessário recuperar o controle através de rotinas de treinamento.

Embora possam ser processos que demoram mais para ver os resultados, é importante praticar diariamente sem interromper os ciclos. O objetivo será atingir intervalos de urina entre três a quatro horas e regular nosso esforço de retenção. Para isso, é recomendável treinar por intervalos de meia hora: se no início estou urinando a cada hora, meu primeiro objetivo é regular até que esse intervalo atinja uma hora e meia. Uma vez dominada a hora e meia, aumentarei o intervalo de esvaziamento da bexiga para duas horas; e assim sucessivamente com aumentos de meia hora em meia hora até atingirmos nossa meta de quatro horas.

Realize exercícios para fortalecer o assoalho pélvico:

Assim como nos exercitamos para fortalecer e tonificar nosso corpo, existem exercícios que servem para treinar os músculos sob o útero, bexiga e intestino grosso. Esses exercícios são ideais para reduzir e prevenir os sintomas da incontinência e é por isso que você não pode deixar de praticar os exercícios de terapia comportamental.

A melhor coisa sobre esses exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico é que eles são fáceis de fazer e não precisam da ajuda de terceiros. Requer apenas 30 minutos por dia para executar os exercícios com calma e discernimento. Você pode encontrar um guia prático elaborado pela Clínica Universidad de Navarra, acessando este link. Esperamos que todas essas dicas sejam muito úteis.

 

Retomaocontrole.com não presta serviços médicos ou de assessoria. A informação compartilhada nesta página não deve ser considerada como conselho médico. Fale com seu médico sobre a informação de diagnóstico e de tratamento. Somente seu médico poderá determinar se esta terapia é indicada para você. Os médicos que contribuem com esta página o fazem com sua própia capacidade. As opiniões expressadas são somente deles, e não representam as posturas de Retomaocontrole.com ou Medtronic necessariamente.

Ligue gratuitamente: (11) 2182-9214
Ligue Gratuitamente
(11) 2182-9214