Como funciona o intestino?

Para entender o que seu corpo está dizendo, é importante saber que a comunicação entre o cérebro e os músculos é fundamental para o funcionamento do intestino. Isto ocorre através dos nervos sacrais, que sinalizam ao cérebro para relaxar os músculos do esfíncter.

O sistema digestivo funciona movendo o alimento do estômago até sua evacuação. A medida que o reto se enche de resíduos, os nervos informam ao cérebro que o intestino tem de ser esvaziado e o cérebro diz aos músculos que relaxem o esfíncter anal.

Sistema Digestivo

O estômago, intestino, reto e ânus são um grupo de órgãos, tubos, músculos e nervos que trabalham juntos para processar a comida, absorver seus nutrientes e fluídos e expelir dejetos. Cada um tem seu papel importante no processo da digestão.

O fluxo da comida entre um sistema e outro requer uma coordenação que permite o alimento ficar por tempo suficiente para que os sistemas façam seu trabalho (absorver nutrientes e fluídos). Este processo dura entre 24 e 72 horas.

O intestino é feito por duas partes: o grosso (cólon) e o delgado. Os intestinos são tubos largos e contínuos que correm desde o estômago até o ânus. Durante a digestão, a comida passa desde o estômago até o intestino delgado.

Intestino Delgado

As contrações musculares movem o alimento através das diferentes sessões do intestino delgado, responsável por importantes etapas do processo digestivo. Ao todo, ele mede cerca de 6 metros e tem 2 centímetros de diâmetro.

O duodeno é o primeiro segmento do intestino delgado, onde as enzimas pancreáticas e a bile são misturadas com o bolo alimentar. O alimento então é empurrado para o segundo segmento, o jejuno, onde é dividido em moléculas menores de nutrientes que podem ser absorvidas. Em seguida ele se move para a parte final, o íleo, onde praticamente todos os nutrientes restantes são absorvidos através do revestimento da parede do íleo.

O que sobra dos alimentos, os resíduos, são empurrados para o intestino grosso, responsável pela etapa final da digestão.

Intestino Grosso

O intestino grosso, ou cólon, começa onde o intestino delgado termina e se conecta com o reto. Mede por volta de 2 metros e tem um diâmetro de 6 centímetros e se encarrega de absorver a água da massa que viaja desde o intestino delgado, para convertê-la em resíduos e depois levá-los ao reto.

À medida que esse resíduo passa pelo cólon, quase toda a água é absorvida, deixando uma substância geralmente macia, chamada fezes. Os músculos na parede do seu cólon separam os resíduos em pequenos segmentos que são empurrados para o seu cólon e reto inferiores.

Quando os músculos do esfíncter do seu ânus se relaxam, as paredes retais se contraem para aumentar a pressão. Essas contrações musculares coordenadas expulsam as fezes.

Dicas

Manter uma boa dieta e fazer as refeições adequadamente são passos fundamentais para o bom funcionamento do intestino e de todo o sistema digestivo. O tempo de processamento de cada etapa da digestão, assim como a absorção de nutrientes e a quantidade de resíduos evacuados, dependem da qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos.

Aprenda mais sobre outros temas aqui no nosso nosso blog, na nossa página do Facebook e no canal do YouTube. Caso precise de ajuda para encontrar um Coloproctologista na sua região, preencha o nosso formulário para entrarmos em contato com você: http://retomaocontrole.com/sinta-se-seguro.html.

Fonte: http://www.mayoclinic.org/digestive-system/sls-20076373?s=1
https://drauziovarella.com.br/letras/i/funcionamento-dos-intestinos/

Retomaocontrole.com não presta serviços médicos ou de assessoria. A informação compartilhada nesta página não deve ser considerada como conselho médico. Fale com seu médico sobre a informação de diagnóstico e de tratamento. Somente seu médico poderá determinar se esta terapia é indicada para você. Os médicos que contribuem com esta página o fazem com sua própia capacidade. As opiniões expressadas são somente deles, e não representam as posturas de Retomaocontrole.com ou Medtronic necessariamente.

Ligue gratuitamente: (11) 2182-9214
Ligue Gratuitamente
(11) 2182-9214