Como funciona a bexiga?

Como funciona a bexiga?

O sistema urinário é um dos dois sistemas responsáveis pela eliminação de resíduos. Ele é composto por muitos órgãos que trabalham entre eles, incluindo: os rins, a bexiga, o ureter e a uretra.

O que é a bexiga?

A bexiga é um músculo com forma de balão que armazena a urina até que a micção seja segura (isto é, até que a pessoa possa ir ao banheiro). Está localizada atrás do assoalho pélvico e permite que a expulsão da urina seja voluntária e infrequente.

Ela pode se expandir e se contrair de acordo com a quantidade da urina que contém, quando se esvazia tem o tamanho de uma pera, mas pode chegar a armazenar entre 400 e 600 mililitros. Se o sistema urinário é saudável, a bexiga pode suportar até 600ml de urina confortavelmente por 2 a 5 horas.

Como você sabe quando esvaziar sua bexiga?

Quando a quantidade de urina em sua bexiga atinge seu limite de armazenamento, os sensores do músculo da bexiga são estimulados. Sua bexiga sinaliza seu cérebro, e você sentirá um ligeiro desejo urinar. Uma vez que você tem cerca de 400ml em sua bexiga, esse impulso cresce em intensidade e você precisa esvaziar sua bexiga.

Quando cheios, os receptores de alongamento em sua bexiga estimulam os nervos para iniciar o reflexo subconsciente chamado reflexo de micção. Na extremidade do sistema urinário há um esfíncter que permanece fechado enquanto o cérebro ordena dessa forma para evitar que o líquido indesejado vaze. O estágio final de micção permanece em seu controle, até que você possa acessar um lugar apropriado e relaxar o esfíncter externo.

O que acontece quando você urina?

Para que a micção normal ocorra, todas as partes do corpo no trato urinário precisam trabalhar juntas na ordem correta. Enquanto se urina, os músculos da bexiga se contraem, expulsando o líquido para fora do corpo. Ao mesmo tempo, o cérebro ordena aos esfíncteres que relaxem para que se abram e permitam que a urina flua.

O que afeta a quantidade de urina que uma pessoa produz?

A quantidade de urina que uma pessoa produz depende de muitos fatores, como a quantidade de líquido e comida que uma pessoa consome e a quantidade de líquido perdido através do suor e da respiração. Certos medicamentos, condições médicas e tipos de alimentos também podem afetar a quantidade de urina produzida. A quantidade produzida depende da idade e as crianças produzem menos urina do que os adultos.

Aprenda mais sobre outros temas aqui no nosso blog, na nossa página do Facebook e no canal do YouTube. E se deseja encontrar um Urologista na sua região, preencha o nosso formulário para entrarmos em contato com você: http://retomaocontrole.com/sinta-se-seguro.html.

Fonte: https://www.niddk.nih.gov/health-information/urologic-diseases/urinary-tract-how-it-works
http://www.spinalhub.com.au/what-is-a-spinal-cord-injury/your-bladder-and-spinal-cord-injury/how-your-bladder-works

Retomaocontrole.com não presta serviços médicos ou de assessoria. A informação compartilhada nesta página não deve ser considerada como conselho médico. Fale com seu médico sobre a informação de diagnóstico e de tratamento. Somente seu médico poderá determinar se esta terapia é indicada para você. Os médicos que contribuem com esta página o fazem com sua própia capacidade. As opiniões expressadas são somente deles, e não representam as posturas de Retomaocontrole.com ou Medtronic necessariamente.

Ligue gratuitamente: (11) 2182-9214
Ligue Gratuitamente
(11) 2182-9214